Pular para o conteúdo principal

Erros doutrinais de Querida Amazônia ( Bispo Athanasius Schneider)




Com a publicação de Querida Amazônia, testemunhamos um evento semelhante, em circunstâncias e reações, à publicação da encíclica Humanae Vitae do Papa Paulo VI, em 1968. A posição do Papa Francisco em relação a lei do celibato sacerdotal e da ordenação feminina é um alívio para todos os verdadeiros católicos, clérigos e fiéis leigos. A rocha de Pedro, que durante o atual pontificado ficou quase continuamente envolta em neblina, tornou-se pelo menos por um tempo uma rocha na maré, resistindo à pressão das ondas quebrantes, e foi iluminada por um raio. a promessa divina de Cristo.
Agradecendo sinceramente ao Papa Francisco por resistir à pressão para relaxar a lei do celibato sacerdotal e aprovar uma ordenação sacramental feminina, também devemos destacar com razão o fato de que o texto de Querida Amazônia como um todo representa uma melhoria em relação ao Documento Fim do Sínodo da Amazônia. Para citar apenas alguns exemplos: Querida Amazônia, ele fala de "conversão interior" (n. 56), enquanto o Documento Final possui capítulos inteiros agrupados sob o título de "conversão integral" e "conversão ecológica" que até falam em "conversão ecológica". da Igreja e do planeta "(n. 61). O tema da "casa comum" é amplamente discutido no Documento Final, embora seja mencionado apenas uma vez na Querida Amazônia, em um compromisso. A palavra "ecologia" é usada 27 vezes no Documento Final e quase sempre na expressão "ecologia integral", enquanto a expressão "ecologia humana" está ausente no Documento Final. Querida Amazônia, no entanto, usa apenas uma vez a expressão "ecologia integral" e fala três vezes de "ecologia humana" (n. 41) no sentido proposto pelo Papa Bento XVI. A palavra "ecologia" é usada 27 vezes no Documento Final e quase sempre na expressão "ecologia integral", enquanto a expressão "ecologia humana" está ausente no Documento Final. Querida Amazônia, no entanto, usa apenas uma vez a expressão "ecologia integral" e fala três vezes de "ecologia humana" (n. 41) no sentido proposto pelo Papa Bento XVI.
O Documento Final não fala sobre as limitações da cultura e do modo de vida dos povos originais, enquanto Querida Amazônia fala duas vezes dessas limitações, em sentido moral (ver n. 22 e n. 36). Querida Amazônia, alerta contra um "indigenismo" fechado, enquanto o Documento Final não fala sobre esse assunto. Vale mencionar a seguinte declaração de Querida Amazônia: "Longe de mim propor um 'indigenismo' estático, histórico e completamente fechado, que rejeitaria qualquer tipo de mistura (miscigenação). Uma cultura pode se tornar estéril quando se torna introvertida e trata de perpetuar formas de vida obsoletas, rejeitando qualquer troca ou debate sobre a verdade sobre o homem "(n. 37). O Documento Final fala apenas de "transformação social", enquanto Querida Amazônia fala mais sobre transformação espiritual e, em particular, a necessidade de a cultura ser transformada pela obra do Espírito Santo: "O Espírito Santo enriquece sua cultura com o poder transformador do Evangelho" (n. 68). O Documento Final evita falar sobre uma atitude crítica necessária em relação a diversas culturas, enquanto Caro Amazônia faz esta afirmação correta: "Os desafios culturais convidam a Igreja a manter uma atitude vigilante e crítica e, ao mesmo tempo, mostrar uma atenção confiante". (67). No Documento Final faltam as palavras "imanência" e "vazio" moral, enquanto Querida Amazônia dá este aviso realista: "O que nos une é o que nos permite permanecer neste mundo sem ser engolido por sua imanência,
As palavras "direito" e "direitos" são usadas no Documento Final em um sentido predominantemente humanístico. O documento fala insistentemente e com um objetivo obviamente ideológico sobre o "direito fundamental" à celebração da Eucaristia e seu acesso (n. 109). Querida Amazônia, não fala do "direito à Eucaristia", mas do direito dos povos originais de ouvir o Evangelho (cf. n. 64), assunto sobre o qual o Documento Final é omisso. O Documento Final evita falar sobre o perigo de uma comunidade eclesiástica se tornar uma ONG. Querida Amazônia, pelo contrário, faz a seguinte afirmação ousada: "Sem essa proclamação apaixonada, toda estrutura eclesiástica se tornaria mais uma ONG e não seguiríamos o mandato que Cristo nos deu:"
A palavra "adoração" está ausente no Documento Final, enquanto é mencionada em Querida Amazônia. Em vez de falar sobre "teologia inculturada" (Documento Final), Querida Amazônia fala de "espiritualidade inculturada". O Documento Final usa apenas a palavra "graça" duas vezes e antropocentricamente, enquanto Querida Amazônia fala dez vezes de graça em um sentido mais teológico, como pode ser visto, por exemplo, nas seguintes formulações:
"Cristo é a fonte de toda graça" (n. 87); nos sacramentos "a natureza se eleva para se tornar um instrumento da graça" (n. 81); a presença de Deus pela graça (nota nº 105). A citação bíblica indispensável de 1 Cor 9,16, sobre a tarefa missionária da Igreja, está ausente no Documento final, enquanto Querida Amazônia fala em termos claros sobre esta tarefa com a citação completa de 1 Cor 9,16: "Como Cristãos, não podemos deixar de lado o chamado à fé que recebemos do Evangelho. Em nosso desejo de lutar lado a lado com todos, não sentimos vergonha de Jesus Cristo. Aqueles que o encontraram, aqueles que vivem como seus amigos e se identificam. com sua mensagem, eles devem inevitavelmente falar dele e levar sua oferta de nova vida a outros: "Ai de mim, se eu não pregar o Evangelho!" (1 Cor 9)

Erros doutrinais de Querida Amazônia

O Bispo Schneider continua:
No entanto, ao observar as melhorias feitas na Querida Amazônia, você não pode ficar calado sobre as infelizes ambiguidades e erros doutrinários que ela contém, bem como suas perigosas tendências ideológicas. Muito problemático, por exemplo, é o apoio implícito de Querida Amazônia a uma espiritualidade panteísta e pagã, quando fala da terra material como um "mistério sagrado" (n. 5); entrar em comunhão com a natureza: "entramos em comunhão com a selva" (n. 56); do bioma amazônico como "lócus teológico" (n. 57). A afirmação de que o rio Amazonas é "eternidade oculta" (n. 44) e que "apenas a poesia, com sua voz humilde, pode salvar este mundo" (n. 46) está próxima do panteísmo e do paganismo. Um cristão não pode subscrever tais ideias e expressões.
Judeus e cristãos nunca foram autorizados a "retomar ... de nenhuma maneira" os símbolos religiosos pagãos indígenas. Deus proibiu seu povo escolhido de levar o símbolo indígena do bezerro de ouro e de Baal. Quando queimaram o porto de Jamnia (ver 2 Mac 12: 7-8), os soldados de Judas Macabeo consideraram possível "retomar" os símbolos indígenas "de alguma forma" sem necessariamente considerá-lo idolatria, pois eram apenas ofertas votivas nos templos. (consulte 2 Mac 12:40). No entanto, Deus condenou essa "tomada de símbolos indígenas de alguma maneira" e, como todos viram claramente, por essa causa esses soldados foram mortos. Toda a comunidade fez atos de expiação por esse pecado: "Todos se renderam à oração, implorando que o pecado cometido fosse completamente perdoado.
Os apóstolos nunca permitiram que os símbolos indígenas da sociedade greco-romana fossem retomados "de alguma maneira", como a estátua de Ártemis ou a de Diana em Éfeso (veja Atos 19:23 seg.). São Paulo "convenceu e rejeitou um grupo considerável de pessoas, dizendo que deuses feitos à mão não são deuses" (Atos 19:26). Os nativos de Éfeso protestaram contra a postura inflexível de São Paulo contra a adoção de símbolos indígenas e disseram: "Existe o perigo de o templo da grande deusa Ártemis ser considerado como nada, e até ser deposto por sua magnificência, ao que adoram toda a Ásia e o mundo "(Atos 19:27). Com São Paulo, devemos dizer: "Que acordo o templo de Deus tem com os ídolos e com os símbolos religiosos indígenas?" (cf. 2 Cor 6, 16). São Vladimir não voltou aos símbolos indígenas usados ​​em sua religião pagã, nem São Bonifácio na Alemanha. Portanto, eles seguiram o mandamento de Deus na Sagrada Escritura e no ensino dos apóstolos. Sem dúvida, nenhum dos apóstolos ou santos missionários poderia permanecer calmo e aceitar de bom grado a afirmação de Querida Amazônia: "É possível retomar um símbolo indígena de alguma maneira, sem necessariamente considerá-lo como idolatria" (n. 79).
A designação por Querida Amazônia da Virgem Maria como "mãe de todas as criaturas" (n. 111) também é muito problemática do ponto de vista teológico. A Mãe de Deus abençoada e Imaculada não é a mãe de todas as criaturas, mas apenas de Jesus Cristo, o Redentor da humanidade, e, portanto, ela também é a mãe espiritual de todos os homens redimidos por seu Filho divino. A ideia e a expressão "mãe da criação ou das criaturas" são encontradas nas religiões pagãs, por exemplo, no culto de Pachamama e no movimento da Nova Era, como pode ser visto na seguinte descrição: " A Mãe Terra ", nas religiões analfabetas antigas e modernas, é uma fonte eternamente fecunda de tudo. Ela é simplesmente a mãe; Não há nada separado disso. Todas as coisas vêm dela, elas retornam para ela e elas são ela. A forma mais arcaica da 'Mãe Terra' é uma Mãe Terra que produz tudo, inesgotavelmente, de si mesma "(Enciclopédia Britânica). Os hinos védicos falam do" Aditi ", a deusa primitiva do panteão hindu, como a" mãe de todas as criaturas. "Santo Anselmo dá a correta concepção e terminologia, dizendo:" Deus é o Pai do mundo criado e Maria, a mãe do mundo recriado. Deus é o Pai pelo qual todas as coisas receberam vida, e Maria, a mãe Dele, a quem todas as coisas receberam nova vida. Porque Deus gerou o Filho, por quem todas as coisas foram feitas, e Maria o deu como o Salvador do mundo. Sem o Filho de Deus, nada poderia existir; sem o Filho de Maria, nada poderia ser redimido "(Oratio 52).
Uma das principais tendências errôneas na Querida Amazônia é a promoção do naturalismo, pequenos ecos de panteísmo e um pelagianismo oculto. Tais tendências podem ser detectadas na ênfase excessiva e no valor que atribui ao cuidado das realidades naturais, terrestres e temporais. Esse reducionismo limita a existência de criaturas e humanidade predominantemente ao reino da ordem natural.  Essa tendência naturalista e neopagagiana é, de fato, a doença espiritual que mais caracterizou e prejudicou a vida da Igreja desde o Concílio Vaticano II. Querida Amazônia, é uma evidência dessa tendência, embora um pouco atenuada em comparação com o Documento Final do Sínodo da Amazônia.
A tendência excessiva de exaltar e promover realidades temporais e naturais enfraquece consideravelmente o mandato da Igreja, que foi dado por seu divino Redentor nos seguintes ensinamentos claros da Sagrada Escritura: "Vá e proclame que o Reino dos Céus está próximo. "(Mt 10, 7); "Em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados será pregada a todas as nações" (Lc 24, 47); "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33); "Você é de baixo, eu sou de cima. Você é deste mundo; eu não sou deste mundo" (João 8:23); "Não é justo que paremos de pregar a palavra de Deus para servir às mesas [...] ... mas nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra" (Atos 6: 2.4); "
A criação material sofre precisamente por causa da falta da vida sobrenatural da graça de Cristo nas almas dos homens. A Palavra de Deus nos ensina o seguinte: "A criação está ansiosa pela revelação dos filhos de Deus. (...) Porque sabemos que toda a criação está gemendo em dores de parto até agora. E não apenas a criação, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, gememos interiormente enquanto aguardamos ansiosamente a adoção quando crianças, a redenção de nossos corpos, porque nessa esperança fomos salvos. Agora, a esperança que vemos não é esperança,” Por que quem espera o que vê? " (Rom. 8: 19-24). Quanto mais a Igreja enfraquece em nossos dias sua missão e atividade primária e sobrenatural, mais prejudica fica também aos olhos de Deus e da eternidade,
A mudança atual na vida da Igreja (e infelizmente também da Santa Sé e do Papa) em direção à promoção do natural e do temporal, em detrimento do sobrenatural e do eterno, pode ser adequadamente resumida nas palavras de um dos grandes papas, São Gregório Magno, que disse que o pó das perseguições terrenas cega os olhos da Igreja (studia terrestre Ecclesiae oculos pulvis caecat): "Enquanto as perseguições terrenas ocupam a mente do pastor, o pó cega os olhos da Igreja "(Regula pastoralis II, 7). Por causa de sua concentração e ocupação excessivas nas realidades terrenas - até ao ponto de interferir em questões científicas, técnicas e econômicas que não estão dentro de sua competência, como as questões relacionadas ao clima ou à flora e fauna de um bioma específico - a Igreja hoje está excedendo os limites de seu próprio poder e comprometendo assim a culpa de um novo tipo de clericalismo. Útil, neste sentido, é o seguinte ensinamento do Papa Leão XIII: "O Todo-Poderoso atribuiu a raça humana dois poderes, o eclesiástico e o civil, aquele colocado no divino e outro nas coisas humanas". (Encíclica Immortale Dei, 13).
A atual mudança da Igreja em direção ao pelagianismo e naturalismo ocultos causam danos consideráveis ​​ao bem e à salvação das almas. Novamente, quão oportunas são as seguintes palavras de São Gregório Magno: "Os súditos são incapazes de aprender a luz da verdade, porque, enquanto os cuidados terrenos ocupam a mente do pastor, o pó, impulsionado pelo vento da tentação cega os olhos da Igreja ... Nenhum incômodo de poeira pode obscurecer o olho que está alto para olhar para a frente ...  Os ornamentos da Igreja, isto é, os pastores, deveriam ter tido a liberdade de penetram nos mistérios internos como nos lugares secretos do tabernáculo, mas procuram fora dos caminhos das causas seculares "(Regula pastoralis II, 7).
Santo Irineu disse que a glória de Deus é o homem completamente vivo. No entanto, a verdadeira vida do homem não é natural, mas sobrenatural e consiste na visão de Deus. O verdadeiro homem é Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado: "Gloria enim Dei vivens homo, vita autem hominis visio Dei" (Adversus haereses IV, 20). A seguinte declaração na Querida Amazônia, por outro lado, enfatiza excessivamente o valor das criaturas materiais: "Para nossa causa, milhares de espécies não mais darão glória a Deus por sua própria existência, nem transmitirão sua mensagem para nós. Não temos tal direita "(n. 54). Essa afirmação parece ignorar a dura realidade da morte espiritual de tantas almas humanas, criada à imagem e semelhança de Deus (ver Gênesis 1:27), que com a vida em pecado e ignorância, eles não dão glória a Deus, mas o ofendem. Muitos seres humanos ofendem a Deus e não lhe dão glória pelo pecado de omissão cometido pela Igreja de nossos dias, o que relaxa a proclamação da Revelação divina, tolerando ambiguidades e heresias doutrinárias. Como conseqüência, muitas pessoas não conhecem a singularidade de Jesus Cristo e sua obra redentora; nem conhecem a santa vontade de Deus e, portanto, não mais lhe dão glória. A situação em que a Igreja em nossos dias deixou a humanidade e o mundo pode ser resumida nas palavras de São Paulo: "Eles correm sem rumo e lutam como quem bate no ar" (1 Cor. 9:26). (...) que relaxa a proclamação da Revelação divina, tolerando ambiguidades e heresias doutrinárias. Como conseqüência, muitas pessoas não conhecem a singularidade de Jesus Cristo e sua obra redentora; nem conhecem a santa vontade de Deus e, portanto, não mais lhe dão glória. A situação em que a Igreja em nossos dias deixou a humanidade e o mundo pode ser resumida nas palavras de São Paulo: "Eles correm sem rumo e lutam como quem bate no ar" (1 Cor. 9:26). (...) que relaxa a proclamação da Revelação divina, tolerando ambiguidades e heresias doutrinárias. Como consequência, muitas pessoas não conhecem a singularidade de Jesus Cristo e sua obra redentora; nem conhecem a santa vontade de Deus e, portanto, não mais lhe dão glória. A situação em que a Igreja em nossos dias deixou a humanidade e o mundo pode ser resumida nas palavras de São Paulo: "Eles correm sem rumo e lutam como quem bate no ar" (1 Cor. 9:26). (...)
O que a Igreja de nossos dias e as autoridades da Santa Sé em Roma precisam não é uma conversão para as realidades do mundo interior, mas para as realidades sobrenaturais da graça de Cristo e sua obra redentora. Ao afirmar que "essa conversão interna nos permitirá lamentar a região amazônica e unir nosso clamor ao Senhor" (n. 56), Querida Amazônia parece julgar mal e subestimar a necessidade urgente de uma verdadeira conversão a Deus. Toda a Igreja, e em primeiro lugar o Papa, não deve chorar pela região amazônica, mas pela morte espiritual de tantas almas imortais por causa de sua rejeição da Revelação divina e da vontade divina, conforme revelado em seus mandamentos e em lei natural O Papa, os bispos e toda a Igreja devem lamentar os horríveis pecados da apostasia, traição a Cristo, as blasfêmias e sacrilégios cometidos por não poucos católicos e membros do clero, incluindo o alto clero. De uma maneira especial, o Papa, os bispos e toda a Igreja também devem lamentar o genocídio indescritível e horrendo de crianças inocentes por nascer.
A conversão mais urgente não é uma conversão ecológica, nem uma conversão para chorar pelo bioma Amazônia. A conversão mais urgente é a conversão a Deus, ao seu reino, à sua graça. O Papa e os bispos são os primeiros a orar com lágrimas: "Converte-nos, Senhor, para você, e nos tornaremos: renovar nossos dias, como antes (convencer-nos, Domine, ad Te, et convertemur, sicut no início)" ( Lam. 5:22). O Senhor também diz: "Volte para mim, e eu voltarei para você (convertimini ad Me, e convert ad ad vos)" (Zacarias 1: 3). Quão bonitas e consoladoras são as palavras do Salmo 84, que, na forma constante do rito romano, o uso mais antigo do rito romano (usus antiquior), o sacerdote e os fiéis rezam no início de cada Santa Missa: "Deus, seu converso vivifica-nos,
Levando em conta os dramáticos ataques espirituais contra a rocha de Pedro, a publicação de Querida Amazônia - com a posição do Papa Francisco em defesa da norma apostólica do celibato sacerdotal e da verdade divina da ordenação sacramental reservada ao sexo masculino - é, Apesar de suas limitações e erros teológicos, um vislumbre de esperança em meio à confusão atual.
Que todos os pequenos da Igreja - que foram colocados na periferia pelo establishment eclesiástico do mundo - orem agora para que esse raio se torne uma luz radiante e que o Papa Francisco proclama com a mais alta autoridade de ensino, isto é, ex cathedra, a verdade divinamente revelada, que o Magistério universal da Igreja sempre acreditou e praticou; a saber, que o Sacramento da Ordem Sagrada, em seus três graus de diaconato, presbiterado e episcopado, é por instituição divina reservada ao sexo masculino.
Uma luz tão radiante que brilha da rocha de Pedro aumentaria ainda mais se o Papa Francisco publicasse uma declaração sobre a norma apostólica do celibato sacerdotal que corresponde à posição adotada por todos os pontífices romanos. Porque, apesar das pressões para relaxar a lei do celibato, todos os Romanos Pontífices sempre resistiram e permaneceram firmes. Tal declaração poderia ser semelhante à feita pelo Papa Bento XV, na qual ele disse: "Sendo um dos principais ornamentos do clero católico e a fonte das mais altas virtudes, a lei do celibato deve permanecer inviolável em sua pureza; e a Santa Sé nunca a abolirá ou mitigará "(Discurso Consistorial, 16 de dezembro de 1920).
Felizmente, todos ouvimos estas oportunas palavras de Nosso Senhor, que disse a Santa Brígida: "Oh Roma, se você conhecesse seus dias, certamente choraria e não ficaria feliz. Roma era antigamente uma tapeçaria tingida com cores bonitas e tecida com fios nobres: seu piso era tingido de vermelho, isto é, com o sangue dos mártires, e tecido, isto é, misturado com os ossos dos santos, agora suas portas são abandonadas, pois seus defensores e guardiões se tornaram gananciosos Seus muros foram derrubados e deixados sem vigilância, já que ninguém se importa com a perda de almas, mas o clero e o povo, que são os muros de Deus, se dispersaram para trabalhar para obter ganhos carnais. são vendidos com desdém, uma vez que os sacramentos de Deus são administrados para favores do mundo ".(Livro de Apocalipse, 3, 27).
E estas são as palavras de Cristo endereçadas ao Papa, seu vigário na terra: "Começa a reformar a igreja que comprei com meu próprio sangue, para que ela seja espiritualmente reformada e retorne ao seu estado primitivo de santidade" (Livro de Apocalipse, 4, 142) Historicamente, a causa fundamental das crises particularmente desastrosas da Igreja Romana sempre foi a saída do Papa e da Cúria Romana, do primado, das tarefas sobrenaturais e espirituais para as realidades temporal e terrena.
A atual Cúria Romana está passando por uma grande crise devido a um novo envolvimento excessivo nos assuntos terrestres e temporais, a ponto de a Santa Sé se tornar - segundo alguns comentaristas - uma espécie de casa subsidiária das Nações Unidas. De fato, a Santa Sé está sendo usada como uma ferramenta eficaz para a implementação de uma ideologia naturalista global única por meio do "Pacto Global sobre Educação", e uma equalização de todas as religiões através do fascinante conceito de "Fraternidade Humana " O Senhor certamente irá intervir e purificar Roma e o papado, como ele fez tantas vezes no passado.
Podemos esperar que as orações, os sacrifícios e a fidelidade à fé católica dos pequenos da Igreja obtenham a graça necessária para que o Papa Francisco realize pelo menos os dois atos indispensáveis ​​de seu ministério petrino mencionados acima, para maior honra do sacerdócio de Cristo e a santificação da hierarquia sagrada, uma vez que toda verdadeira reforma da Igreja deve começar com a cabeça e depois impregnar todo o corpo. "Que o Senhor preserve o Romano Pontífice e não o entregue à vontade de seus inimigos (Dominus conservet eum et non tradat eum in animam inimicorum eius)". 

18 de fevereiro de 2020 

+ Athanasius Schneider, Bispo Auxiliar de Santa Maria em Astana



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PECADO SENSUAL CONTRA A NATUREZA.

No Apocalipse está presente tal condenação. A primeira condenação, implícita e muito forte, já a encontramos no relato da criação do Homem. Como coroamento da Sua obra, Deus fez o Homem  "à Sua imagem"... E fê-lo  "varão e mulher". Prossegue a Escritura:  "Deus abençoou-os e disse-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra e submetei-a' "  (Gn 1, 27-28). Esta passagem encerra um dos fins da diferenciação sexual:  a procriação . Será esta a única razão pela qual Deus criou dois sexos na espécie humana? Não é; pois o homem e a mulher são diferentes também para que se possam completar mutuamente. O isolamento do homem é descrito, pelo Génesis, como um mal: "Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar, que lhe corresponda"  (Gn 2, 18). Ao ver a mulher, tirada do seu lado, o homem exclama, exultante: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!"  (Gn 2, 23). Ao contrário dos irracionais, q

NOVENA À SANTA JOANA D'ARC

Rezemos pedindo a intercessão de Santa Joana D'Arc pela santificação e conversão dos jovens mais rebeldes, perdidos e ingratos, que se encontram distantes dos três Sagrados Corações unidos de Jesus, Maria e José. I ORAÇÃO: Ó Santa Joana d’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria. Santa Joana d’Arc ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana d’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira. Amém! 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória II ORAÇÃO: Ó mais pura Virgem e Gloriosa má

Os primeiros cristãos celebraram a missa assim: o altar da cripta das catacumbas de Sant'Antioco (Sardenha)

Tiramos esta foto de uma página do Facebook (link abaixo), onde há vários insights históricos / litúrgicos interessantes sobre a celebração "  ad orientem  "  ,  fruto do admirável conhecimento histórico / litúrgico de Filiberto Maiori que agradecemos.  Fazendo-nos infelizmente perceber que "  aqueles que lidam com liturgia e com a ciência litúrgica histórica geralmente partem de posições  " progressistas  "e, conseqüentemente,"  lêem história através dos filtros da ideologia  ", esperamos que pelo menos as comunidades ligadas à liturgia" clássica "possam criar o mais cedo possível, uma espécie de instituto litúrgico tradicional, onde "  a ciência litúrgica é ensinada sem preconceitos ideológicos  ".   CA Sardenha, Sant'Antioco *: Altar na cripta das catacumbas     Como pode ser visto na foto, o túmulo do santo tornou-se o altar.  O layout em orientem e o altar de pedra  eles são a reminiscência direta de q