Pular para o conteúdo principal

Se o sacerdote (católico) elogia os protestantes.




Guardado em: Blog de Aldo Maria Valli.

Caros amigos de Duc in altum , recebi uma pequena carta de um leitor que conta sua experiência. Achei significativo e, infelizmente, típico de uma certa Igreja que, como católica, neste momento, talvez tenha apenas o nome da empresa, mas sem conteúdo.

AMV

Caro Aldo Maria Valli, Pensei por muito tempo em compartilhar meus pensamentos ou não. No final, decidi escrever para Duc in altum , mas não com espírito de divisão, mas para informar às pessoas a que hoje é exposto um simples católico, que, dentro de seus limites, tenta viver Jesus Cristo em sua vida cotidiana.

Aqui estão os fatos. Na Missa da Epifania, o sacerdote celebrante (a quem eu já tive ocasião de apreciar em outras ocasiões) em um certo ponto durante a homilia diz: “Os protestantes estudam as Escrituras melhor do que nós, tanto que, considerando também a reavaliação de Lutero por Francisco, em algumas igrejas os pastores protestantes são chamados para explicá-los. É justo. Você tem que levar o bem que está em tudo ”.
Agora, algumas das minhas reflexões simples.
Primeiro. Como crente católico, não estou interessado no bem; Estou interessado na verdade.
Segundo. Se um sacerdote católico me diz que os protestantes conhecem as Escrituras muito melhor do que nós, tanto que são chamados às igrejas católicas para manter as homilias, neste momento eu me pergunto: o que estou fazendo na Igreja Católica? Não é melhor ir diretamente a um protestante?
Terceiro. Se reavaliamos Lutero e dizemos que os protestantes conhecem as Escrituras muito melhor do que nós, significa que a Igreja Católica, pelo menos desde o Concílio de Trento, não nos disse que mentiras ou pelo menos ensino incompleto ou distorcido?
Peço desculpas pela brutalidade, mas eu queria ser sintético.
Repito: expressei minhas perplexidades para não dividir nem menos para atacar aquele padre, por quem eu oro, mas simplesmente para que as pessoas saibam a que um católico pode ser exposto hoje quando ele vai à igreja.
Que o Senhor me perdoe se eu me aventurar demais.
Mauro

QUANDO VIER O FILHO DO HOMEM ENCONTRARÁ FÉ NA TERRA? (Lc 18,1-8)

Tempos cruéis e difíceis!...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PECADO SENSUAL CONTRA A NATUREZA.

No Apocalipse está presente tal condenação. A primeira condenação, implícita e muito forte, já a encontramos no relato da criação do Homem. Como coroamento da Sua obra, Deus fez o Homem  "à Sua imagem"... E fê-lo  "varão e mulher". Prossegue a Escritura:  "Deus abençoou-os e disse-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra e submetei-a' "  (Gn 1, 27-28). Esta passagem encerra um dos fins da diferenciação sexual:  a procriação . Será esta a única razão pela qual Deus criou dois sexos na espécie humana? Não é; pois o homem e a mulher são diferentes também para que se possam completar mutuamente. O isolamento do homem é descrito, pelo Génesis, como um mal: "Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar, que lhe corresponda"  (Gn 2, 18). Ao ver a mulher, tirada do seu lado, o homem exclama, exultante: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!"  (Gn 2, 23). Ao contrário dos irracionais, q

NOVENA À SANTA JOANA D'ARC

Rezemos pedindo a intercessão de Santa Joana D'Arc pela santificação e conversão dos jovens mais rebeldes, perdidos e ingratos, que se encontram distantes dos três Sagrados Corações unidos de Jesus, Maria e José. I ORAÇÃO: Ó Santa Joana d’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria. Santa Joana d’Arc ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana d’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira. Amém! 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória II ORAÇÃO: Ó mais pura Virgem e Gloriosa má

Os primeiros cristãos celebraram a missa assim: o altar da cripta das catacumbas de Sant'Antioco (Sardenha)

Tiramos esta foto de uma página do Facebook (link abaixo), onde há vários insights históricos / litúrgicos interessantes sobre a celebração "  ad orientem  "  ,  fruto do admirável conhecimento histórico / litúrgico de Filiberto Maiori que agradecemos.  Fazendo-nos infelizmente perceber que "  aqueles que lidam com liturgia e com a ciência litúrgica histórica geralmente partem de posições  " progressistas  "e, conseqüentemente,"  lêem história através dos filtros da ideologia  ", esperamos que pelo menos as comunidades ligadas à liturgia" clássica "possam criar o mais cedo possível, uma espécie de instituto litúrgico tradicional, onde "  a ciência litúrgica é ensinada sem preconceitos ideológicos  ".   CA Sardenha, Sant'Antioco *: Altar na cripta das catacumbas     Como pode ser visto na foto, o túmulo do santo tornou-se o altar.  O layout em orientem e o altar de pedra  eles são a reminiscência direta de q