Pular para o conteúdo principal

São João Paulo II e São João XXIII rogai por nós!



Um fato único na história da Igreja e do mundo: dois Papas presentes ao Vaticano canonizando dois Papas.

Em cerimônia inédita na história da Igreja Católica, o papa Francisco canonizou na manhã deste domingo (27) o italiano João XXIII, Angelo Roncalli, e o polonês João Paulo II, Karol Wojtyla. O evento ficou conhecido na imprensa italiana como “o dia dos quatro papas” porque a cerimônia foi concelebrada também pelo papa emérito Bento XVI. Tal união particular de “papas” dificilmente será repetida. Autoridades estimam que três milhões de pessoas estiveram na Praça de São Pedro e nas ruas próximas ao Vaticano.


Na homilia, Francisco enalteceu as biografias dos dois novos santos por “não se terem deixado vencer pelas tragédias do século 20”. Para ele, João XXIII e João Paulo II foram “homens corajosos” que não tiveram vergonha dos sofrimentos "dos mais necessitados". “Nestes dois homens contemplativos morava uma esperança e uma alegria invencíveis e gloriosas”, disse o pontífice.
O rito da canonização foi realizado logo no início da cerimônia, às 10h20 (5h20 no horário de Brasília). Em seguida, as relíquias dos novos santos foram colocadas à esquerda do altar e Francisco as beijou. A de Karol Wojtyla é uma ampola com sangue que foi levada por Floribeth Mora Diaz, costa-riquenha curada de um aneurisma cerebral em 2011, milagre atribuído à intercessão de João Paulo II. A relíquia de João XXIII é um fragmento de pele retirado na exumação do corpo do santo em 2000. A peça foi levada ao altar pelos familiares de Roncalli, entre eles o sobrinho-neto Marco Roncalli, autor de uma biografia sobre o novo santo.
Espera
A celebração começou às 10 horas (5h pelo horário de Brasília), mas desde a noite de sábado milhares de pessoas esperavam a abertura das entradas bloqueadas em Via della Conciliazione, avenida que dá acesso à Praça de São Pedro. Muitos dormiram nas calçadas e no asfalto. Quando os portões foram abertos, às 5h30 (1h30 no horário de Brasília), muitas pessoas não conseguiram entrar porque o local lotou rapidamente – na via della Conciliazione até São Pedro cabem cerca de 300 mil pessoas.
A polícia italiana manteve um forte esquema de segurança. Mais de 10 mil agentes fizeram revistas minuciosas em todos aqueles que entraram em Via della Conciliazione. Foi criada ainda uma “área vermelha” dentro do Vaticano, de máxima segurança, onde poucos puderam ingressar.

 Os dias dos santos 

Os dias de veneração dos novos santos são o 11 de outubro, para João XXIII, e o 22 de outubro, para João Paulo II. O dia 11 de outubro foi o dia em que João XXIII inaugurou o Concilio Vaticano II em 1962. Já, em 22 de outubro de 1978, João Paulo II começou oficialmente o seu pontificado.

Domingo da Misericórdia
O 27 de abril foi o dia escolhido para as canonizações de João XXIII e João Paulo II porque a data caiu este ano no primeiro domingo depois da Páscoa, proclamado por Karol Wojtyla, em 2000, como o “Domingo da Divina Misericórdia”. Foi na véspera de um domingo como esse que faleceu o papa polonês, em 2 de abril de 2005.



Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

São João Paulo II e São João XXIII, rogai por nós!
Santa Faustina, rogai por nós!

FONTE: 
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/especial-canonizacao-dos-papas/conteudo.phtml?id=1464805

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PECADO SENSUAL CONTRA A NATUREZA.

No Apocalipse está presente tal condenação. A primeira condenação, implícita e muito forte, já a encontramos no relato da criação do Homem. Como coroamento da Sua obra, Deus fez o Homem  "à Sua imagem"... E fê-lo  "varão e mulher". Prossegue a Escritura:  "Deus abençoou-os e disse-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra e submetei-a' "  (Gn 1, 27-28). Esta passagem encerra um dos fins da diferenciação sexual:  a procriação . Será esta a única razão pela qual Deus criou dois sexos na espécie humana? Não é; pois o homem e a mulher são diferentes também para que se possam completar mutuamente. O isolamento do homem é descrito, pelo Génesis, como um mal: "Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar, que lhe corresponda"  (Gn 2, 18). Ao ver a mulher, tirada do seu lado, o homem exclama, exultante: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!"  (Gn 2, 23). Ao contrário dos irracionais, q

NOVENA À SANTA JOANA D'ARC

Rezemos pedindo a intercessão de Santa Joana D'Arc pela santificação e conversão dos jovens mais rebeldes, perdidos e ingratos, que se encontram distantes dos três Sagrados Corações unidos de Jesus, Maria e José. I ORAÇÃO: Ó Santa Joana d’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria. Santa Joana d’Arc ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana d’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira. Amém! 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória II ORAÇÃO: Ó mais pura Virgem e Gloriosa má

Os primeiros cristãos celebraram a missa assim: o altar da cripta das catacumbas de Sant'Antioco (Sardenha)

Tiramos esta foto de uma página do Facebook (link abaixo), onde há vários insights históricos / litúrgicos interessantes sobre a celebração "  ad orientem  "  ,  fruto do admirável conhecimento histórico / litúrgico de Filiberto Maiori que agradecemos.  Fazendo-nos infelizmente perceber que "  aqueles que lidam com liturgia e com a ciência litúrgica histórica geralmente partem de posições  " progressistas  "e, conseqüentemente,"  lêem história através dos filtros da ideologia  ", esperamos que pelo menos as comunidades ligadas à liturgia" clássica "possam criar o mais cedo possível, uma espécie de instituto litúrgico tradicional, onde "  a ciência litúrgica é ensinada sem preconceitos ideológicos  ".   CA Sardenha, Sant'Antioco *: Altar na cripta das catacumbas     Como pode ser visto na foto, o túmulo do santo tornou-se o altar.  O layout em orientem e o altar de pedra  eles são a reminiscência direta de q