Pular para o conteúdo principal

O Escapulário de São José

HISTÓRIA



escapulrio_1


Em Aylesford, Inglaterra, Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock, quando este suplicava com muito fervor à Mãe do Carmelo a sua proteção, recitando a bela oração por ele composta: "Flor do Carmelo, Vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar!".Terminada esta prece, levanta os olhos marejados de lágrimas, vê a cela encher-se, subitamente, de luz. Rodeada de anjos, em grande cortejo, apareceu-lhe a Virgem Santíssima, revestida de esplendor, trazendo nas mãos o Escapulário dizendo a São Simão Stock, com inexprimível ternura maternal: “Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno’’.


escapulrio_2


Essa graça especialíssima foi imediatamente difundida nos lugares onde os carmelitas estavam estabelecidos, e autenticada por muitos milagres que, ocorrendo por toda parte, fizeram calar os adversários dos Irmãos da Santíssima Virgem do Monte Carmelo.São Simão Stock atingiu extrema idade e altíssima santidade, operando inúmeros milagres, tendo também obtido o dom das línguas; foi chamado a pátria celeste por Deus em 16 de maio de 1265.Nossa Senhora voltou ao céu e o Escapulário permaneceu como sinal de Maria. Na última aparição de Fátima, Nossa Senhora traz o Escapulário e vem com São José e o Menino Jesus para abençoar o mundo.


escapulrio_4


No dia 14 de julho de 2000, Edson visitou Aylesford com uma amiga sua, Marina Hodking, que mora a São Paulo. Isto aconteceu quando sua amiga foi visitar a Itália pelo mês de julho.Edson se encontrava neste período em Brescia, na casa de seus amigos. Marina antes de ir até a Inglaterra convidou Edson a vir junto com ela. Ele permaneceu duas semanas na Inglaterra e pode visitar o Santuário de Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Na Inglaterra, Edson teve algumas aparições de Nossa Senhora, de Jesus e de São José, que lhes falaram sobre a devoção dos três Corações e sobre acontecimentos futuros, muito tristes, que deveriam ocorrer neste país.


escapulrio_6


Em Aylesford, quando Edson se encontrava no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, visitou a capela de São José com sua amiga. Nesta capela, ele teve uma aparição da Sagrada Família. Esta aparição chamou muito a atenção de Edson: Nossa Senhora, acompanhada do Menino Jesus e São José, segurava em suas Mãos, um escapulário, mas não o escapulário da ordem do Carmo, e sim, um escapulário diferente, de cor branca, onde Edson pode distinguir bem os três Corações. Terminada a aparição, Edson mencionou o ocorrido e o que viu a sua amiga Marina e ficou muito pensativo sobre esta visão, porque ainda não compreendia por completo, o pedido dos três Corações.


escapulrio_7


Já em Londres, quando ele foi à celebração da Santa Missa, teve uma revelação de Deus, que lhe mostrava numa visão os três Corações de Jesus, Maria e José unindo-se num só Coração. Esta visão se repetiu por três vezes, para que ficasse impressa em sua mente e ele não se esquecesse dela, não tendo a menor sombra de dúvida quanto à unidade indivisível dos Corações de Jesus, Maria e José. "Analisando a natureza do matrimônio, quer Santo Agostinho, quer São Tomás de Aquino situam-na constantemente na «união indivisível dos ânimos», na «união dos corações» e no «consenso»; (15) elementos estes, que, naquele matrimônio, se verificaram de maneira exemplar. No momento culminante da história da salvação, quando Deus manifestou o seu amor pela humanidade, mediante o dom do Verbo, deu-se exatamente o matrimônio de Maria e José, em que se realizou com plena «liberdade» o «dom esponsal de si» acolhendo e exprimindo um tal amor. "( João Paulo II -Encíclica Redemptoris Custos, 15.08.1989)


escapulrio_8


No dia 16.07.2001, Edson se encontrava na cidade de Sciacca, província de Agrigento -Sicilia, Itália, visitando o grupo de jovens formados ali. Pela parte da tarde, depois de ter rezado o terço e dado o seu testemunho na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, dos frades capuchinhos,teve uma aparição da Sagrada Família diante das pessoas presentes.


escapulrio_9


Nesta aparição, Nossa Senhora lhe deu uma mensagem e depois lhe disse: "Preste bastante atenção ao que eu irei lhe mostrar. Como você verá mande fazer um escapulário. Este será o escapulário de São José. Meu Filho Jesus e eu desejamos que todos o usem com fé e amor, honrando profundamente o meu Esposo José como ele merece. Quem o trouxer consigo receberá a proteção de Deus por meio do seu Coração Castíssimo e do seu manto protetor, assim como muitas graças do céu necessárias a salvação e a santificação." Edson viu aparecer por sobre a Sagrada Família a escrita em cores douradas: Coração Castíssimo de São José" e abaixo: Sede o guardião da nossa família!"


escapulrio_10


Logo em seguida a visão desapareceu dando lugar aos três Corações iluminados e radiantes. Do Coração de Jesus saiam dois raios que se dirigiam ao Coração Imaculado de Maria e ao Coração Castíssimo de São José e deles raios que se dirigiam ao mundo. “Acima dos Corações apareceu escrito em cores douradas: Jesus, Maria, José” e abaixo deles: Eu vos amo, salvai almas!”... Logo depois desta visão, Nossa Senhora voltou a aparecer com o Menino Jesus e São José. Os três abençoaram juntas as pessoas presentes e desapareceram na claridade da linda luz que os envolviam. Edson não sabia que no dia em que esta aparição ocorreu se comemorava na ordem do Carmelo e na Igreja em todo o mundo os 750 anos da entrega do Escapulário por Nossa Senhora a São Simão Stock. Era um dia muito especial para os Carmelitas, um acontecimento grandioso na Ordem do Carmo e o dia em que Jesus e Nossa Senhora pediram o escapulário de São José a Igreja e ao Mundo, como proteção especial para todas as famílias do mundo inteiro.
Para se receber o escapulário de São José é necessário fazer a oração do Sagrado Manto de São José por trinta dias consecutivos, em memória dos trinta anos de vida vividos por São José com Jesus Cristo, Filho de Deus. Confessar-se e participar da Santa Missa. A Celebração da Imposição do Escapulário seja feita na festa de São José no dia 19 de março ou na festa do seu Coração Castíssimo, a quarta-feira que segue após a festa dos Corações de Jesus e Maria, ou em cada primeira-quarta feira do mês.


ORAÇÃO DA BENÇÃO DO ESCAPULÁRIO DE SÃO JOSÉ 


O ministro com os braços alargados pronuncia esta oração de benção:


Ó Deus, Autor e fonte de toda santidade, que chama a plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade aqueles que fizestes nascer da água e do Espírito Santo. Olha com benevolência aqueles que estão para receber devotamente o Escapulário de São José, que o levarão diligentemente como sinal da sua oferta ao Coração Castíssimo e Virginal de São José. Fazei que eles deixando-se amar e guiar por São José e, imitando as suas virtudes e perfeições, sejam protegidos contra os assaltos do demônio, sejam afervorados na fé e no amor ao Coração Divino de Jesus e ao Coração Imaculado de Maria e obtenham a graça de chegarem à perfeição do amor e à perfeita santidade como ele viveu, para a glória da Santíssima Trindade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. 

Segue a aspersão com a água benta.


FÓRMULA DA IMPOSIÇÃO

O sacerdote impõe então o Escapulário em cada um dos fiéis que lho pedir e diz:

Recebe este escapulário, sinal do Manto protetor de São José: o seu Coração Castíssimo e Virginal te proteja contra todo mal e perigo; te proteja na santa pureza da alma e do corpo e te conceda toda Graça Divina no tempo e na eternidade. Amém!

Sacerdote: Coração Castíssimo de São José!        Fiel: Sede o guardião da nossa família!
Sacerdote: Jesus, Maria e José, eu vos amo!      Fiel: Salvai almas!

Se necessário, o sacerdote pode dizer uma única vez para todos, em voz alta, a fórmula de imposição do Escapulário. Todos respondem juntos: Amém. E se aproximam do ministro para receberem o escapulário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PECADO SENSUAL CONTRA A NATUREZA.

No Apocalipse está presente tal condenação. A primeira condenação, implícita e muito forte, já a encontramos no relato da criação do Homem. Como coroamento da Sua obra, Deus fez o Homem  "à Sua imagem"... E fê-lo  "varão e mulher". Prossegue a Escritura:  "Deus abençoou-os e disse-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra e submetei-a' "  (Gn 1, 27-28). Esta passagem encerra um dos fins da diferenciação sexual:  a procriação . Será esta a única razão pela qual Deus criou dois sexos na espécie humana? Não é; pois o homem e a mulher são diferentes também para que se possam completar mutuamente. O isolamento do homem é descrito, pelo Génesis, como um mal: "Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar, que lhe corresponda"  (Gn 2, 18). Ao ver a mulher, tirada do seu lado, o homem exclama, exultante: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!"  (Gn 2, 23). Ao contrário dos irracionais, q

NOVENA À SANTA JOANA D'ARC

Rezemos pedindo a intercessão de Santa Joana D'Arc pela santificação e conversão dos jovens mais rebeldes, perdidos e ingratos, que se encontram distantes dos três Sagrados Corações unidos de Jesus, Maria e José. I ORAÇÃO: Ó Santa Joana d’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria. Santa Joana d’Arc ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana d’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira. Amém! 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória II ORAÇÃO: Ó mais pura Virgem e Gloriosa má

Os primeiros cristãos celebraram a missa assim: o altar da cripta das catacumbas de Sant'Antioco (Sardenha)

Tiramos esta foto de uma página do Facebook (link abaixo), onde há vários insights históricos / litúrgicos interessantes sobre a celebração "  ad orientem  "  ,  fruto do admirável conhecimento histórico / litúrgico de Filiberto Maiori que agradecemos.  Fazendo-nos infelizmente perceber que "  aqueles que lidam com liturgia e com a ciência litúrgica histórica geralmente partem de posições  " progressistas  "e, conseqüentemente,"  lêem história através dos filtros da ideologia  ", esperamos que pelo menos as comunidades ligadas à liturgia" clássica "possam criar o mais cedo possível, uma espécie de instituto litúrgico tradicional, onde "  a ciência litúrgica é ensinada sem preconceitos ideológicos  ".   CA Sardenha, Sant'Antioco *: Altar na cripta das catacumbas     Como pode ser visto na foto, o túmulo do santo tornou-se o altar.  O layout em orientem e o altar de pedra  eles são a reminiscência direta de q