Pular para o conteúdo principal

NÃO SEJAS DESOBEDIENTE E NÃO HAJA COMO TOLO, POIS TODA DESOBEDIÊNCIA É CORRIGIDA POR DEUS

Se um ser humano pecar contra outro, Deus poderá ser seu juiz; mas se pecar contra o SENHOR, quem intercederá por ele? ( 1Sm 2, 25)


Agora, porém — diz o SENHOR —, acabou. Honrarei aos que me honrarem, e aos que me desprezarem, desprezarei.(1 Sm 2, 30)

Várias vezes na sua palavra o Senhor nos exorta a termos um comportamento coerente, santo, de filhos obedientes aos seu Mandamentos e preceitos. Necessitamos aprender primeiramente a exercer esta obediência, como também a piedade dentro da nossa própria família, a recompensar nossos pais, porque isto é bom e agradável diante de Deus. Mas se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, é pior do que o infiel (I Timóteo 5.4, 8? Tudo isso nos pede e ensina o Senhor, poque a desobediência a sua voz e a nossa rebelião contra a sua vontade, nos trazem consequências mais à frente, porque o fruto da desobediência é a morte, ela mata as nossas almas, porque  nos fazem ser donos de nós mesmos seguindo os nossos próprios caprichos e todo homem que deseja ser dono de si, sem a luz e a graça de Deus cairá mais à frente e não se reerguerá jamais.
A Palavra de Deus nos dás vários exemplos daqueles que só pensavam em si e que não davam preferência em servir aos outros ou fazer sua própria vontade, deixando os interesses do Senhor de lado. Vejamos alguns:


AS LOUCURAS DOS FILHOS DO SACERDOTE ELI

A palavra do Senhor relata alguns exemplos e testemunhos de filhos de alguns homens de Deus, registrados no Antigo Testamento, os quais, pela desobediência e loucura, acabaram por perecer pelas mãos fortes do Senhor, porque Deus é infinitamente misericordioso, maravilhoso, mas não tolera desobediência, e não toma o culpado por inocente, porque é um Deus de equidade e justiça.
A palavra afirma que os filhos do sacerdote Eli não conheciam a Deus, e era muito grande o pecado deles, porquanto desprezam os mandamentos do Senhor, e mesmo depois de séria advertência, ainda continuavam fazendo o que era desagradável aos olhos do Senhor, pecando e fazendo pecar o povo de Israel.
A palavra veio no livro de I Samuel 2.22 a 4.18, e relata que era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.
E disse Eli a seus filhos: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios. Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; fazeis transgredir o povo do SENHOR.
Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem intercederá por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.
E, veio um homem de Deus a Eli e disse-lhe “Assim diz o SENHOR. Porventura não me revelei abertamente à casa de teu pai quando estavam no Egito, na casa do Faraó? Eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser meu sacerdote, para subir ao meu altar, para oferecer-me incenso e vestir o efod em minha presença. Eu dei à casa de teu pai tudo que fosse sacrificado pelos israelitas. Por que desrespeitais minha oferenda e meu sacrifício, que prescrevi fossem oferecidos na  minha Morada? Por que honras mais teus filhos do que a mim, pois vos engordais com as melhores partes de todos os sacrifícios de Israel, meu povo?
Por isso, assim fala o SENHOR, Deus de Israel: Declarei que tua casa e a casa de teu pai serviriam em minha presença para sempre. Agora, porém — diz o SENHOR —, acabou. Honrarei aos que me honrarem, e aos que me desprezarem, desprezarei. Virá o momento em que cortarei o teu braço e o poder da casa de teu pai, para que em tua casa ninguém mais chegue à velhice. Verás no templo teu rival e tudo o que alegra Israel, enquanto em tua casa ninguém mais chegará à velhice. Conservarei perto do meu altar algum dos teus, mas será para que teus olhos se escureçam e tua alma se consuma; e a maior parte da tua casa morrerá ao chegar à idade viril. E isto será para ti um sinal: o que acontecerá aos teus dois filhos, Hofni e Finéias — ambos morrerão no mesmo dia.
Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. E disse o Senhor a Samuel: “Vou fazer uma coisa em Israel que fará tinir os ouvidos de todos os que a ouvirem.Naquele dia, farei cumprir-se contra Eli tudo o que disse acerca de sua casa. Começarei e cumprirei .Eu lhe predisse que sua casa seria condenada para sempre por causa da iniqüidade, pois ele sabia que seus filhos ofendiam a Deus e não os repreendeu .Por isso jurei à casa de Eli que a iniquidade de sua casa jamais será perdoada, nem com sacrifícios nem com oferendas.
Então, Samuel lhe contou todas aquelas palavras e nada lhe encobriu. E disse ele: Ele é o SENHOR! Que faça o que lhe parecer bom!
E já no campo de batalha, veio um homem a Eli e disse-lhe: Eu sou o que venho da batalha, porque eu fugi, hoje, da batalha. E disse ele: Que coisa sucedeu filho meu? Então, respondeu o que trazia as novas e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande destroço entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram, e a arca de Deus é tomada.
E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, da banda da porta, e quebrou-se lhe o pescoço, e morreu.


A DESOBEDIÊNCIA E MORTE DOS FILHOS DE JÓ

No livro de Jó 1.1 a 21, assim diz a palavra do Senhor: Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E iam seus filhos e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
Estando ainda este falando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.
Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e raspou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.
Os filhos de Jó andavam na desobediência, em festas onde abundava a comida e bebida. Buscavam o prazer nas coisas desta vida, no entanto não se aproximavam e nem desejavam compromisso com o Senhor.
E, Jó pelo seu temor ao Senhor, de contínuo sacrificava a Deus nas madrugadas, pelos pecados de cada um dos seus filhos. Mas Jó, sabia também que, Deus não tem o culpado por inocente, e por essa razão temia o que poderia acontecer com os seus filhos, pelas mãos do Senhor. E quando conheceu tudo havia-se consumado, ele disse: Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu.

EXORTAÇÃO DO SENHOR À FAMÍLIA CRISTÃ

Na carta de Paulo aos Efésios 6.1 a 4, a palavra exorta sobre a convivência familiar, à obediência dos filhos e o respeito dos pais, vejamos: Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra, E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. E não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.
O Senhor admoesta que, se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
O Senhor ainda nos aconselha dizendo: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, quando envelhecer, não se desviará dele. 

Mas devemos compreender que não somente devemos ensinar os nossos, mas nós mesmos temos que ser o exemplo de pessoas irrepreensíveis, obedientes e tementes a Deus dentro da nossa própria família e aos outros, porque a desobediência mata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PECADO SENSUAL CONTRA A NATUREZA.

No Apocalipse está presente tal condenação. A primeira condenação, implícita e muito forte, já a encontramos no relato da criação do Homem. Como coroamento da Sua obra, Deus fez o Homem  "à Sua imagem"... E fê-lo  "varão e mulher". Prossegue a Escritura:  "Deus abençoou-os e disse-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra e submetei-a' "  (Gn 1, 27-28). Esta passagem encerra um dos fins da diferenciação sexual:  a procriação . Será esta a única razão pela qual Deus criou dois sexos na espécie humana? Não é; pois o homem e a mulher são diferentes também para que se possam completar mutuamente. O isolamento do homem é descrito, pelo Génesis, como um mal: "Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar, que lhe corresponda"  (Gn 2, 18). Ao ver a mulher, tirada do seu lado, o homem exclama, exultante: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!"  (Gn 2, 23). Ao contrário dos irracionais, q

NOVENA À SANTA JOANA D'ARC

Rezemos pedindo a intercessão de Santa Joana D'Arc pela santificação e conversão dos jovens mais rebeldes, perdidos e ingratos, que se encontram distantes dos três Sagrados Corações unidos de Jesus, Maria e José. I ORAÇÃO: Ó Santa Joana d’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria. Santa Joana d’Arc ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana d’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira. Amém! 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória II ORAÇÃO: Ó mais pura Virgem e Gloriosa má

Os primeiros cristãos celebraram a missa assim: o altar da cripta das catacumbas de Sant'Antioco (Sardenha)

Tiramos esta foto de uma página do Facebook (link abaixo), onde há vários insights históricos / litúrgicos interessantes sobre a celebração "  ad orientem  "  ,  fruto do admirável conhecimento histórico / litúrgico de Filiberto Maiori que agradecemos.  Fazendo-nos infelizmente perceber que "  aqueles que lidam com liturgia e com a ciência litúrgica histórica geralmente partem de posições  " progressistas  "e, conseqüentemente,"  lêem história através dos filtros da ideologia  ", esperamos que pelo menos as comunidades ligadas à liturgia" clássica "possam criar o mais cedo possível, uma espécie de instituto litúrgico tradicional, onde "  a ciência litúrgica é ensinada sem preconceitos ideológicos  ".   CA Sardenha, Sant'Antioco *: Altar na cripta das catacumbas     Como pode ser visto na foto, o túmulo do santo tornou-se o altar.  O layout em orientem e o altar de pedra  eles são a reminiscência direta de q