Pular para o conteúdo principal

ITAPIRANGA: A pedra vermelha do Manto da Virgem Maria


Nunca houve na história do Amazonas, no final do século XX e início do século XXI, acontecimentos que chamaram tanto à atenção da Igreja, dos governantes, do Brasil e até do mundo como as aparições de Nossa Senhora no município de Itapiranga ( que significa pedra vermelha na língua nativa). Estes acontecimentos tiveram início justamente num momento histórico de grandes dificuldades, crises e conflitos, mas também num período de renovação da fé e de caminhada da Igreja, neste Estado, conhecido por muitos, como o pulmão do mundo.

Quando as aparições iniciaram no ano de 1994 a Igreja estava chegando aos seus 300 anos de Evangelização em solo Amazônico, celebrado no ano de 1995 em Manaus na festa da Imaculada Conceição no dia 08 de dezembro. Não seria este o sinal que o céu dava a Igreja do Amazonas de que a acompanhava e a auxiliava com suas bênçãos e graças, por meio de Nossa Senhora? Apesar das aparições terem ocorrido a 310 km da capital, a Virgem destinava os seus apelos a toda a Igreja do Amazonas assim como a toda humanidade. 

São dezesseis anos de graças e de bênçãos concedidos por Deus, por meio das aparições da Virgem em Itapiranga. Ele na sua infinita misericórdia enviou Nossa Senhora durante todos estes anos para ensinar, ajudar, consolar e conduzir o seu povo pelo caminho da santidade que leva até o céu. Quantas mensagens foram transmitidas ao povo vindas de Jesus, da Virgem ou de São José. Em Itapiranga podemos dizer que o céu desejou vir a Terra para fazer com que a Terra desejasse ir ao céu. Na verdade, nunca o céu esteve tão próximo da Terra e podemos dizer do Amazonas, como agora, por meio das aparições da Rainha do Rosário e da Paz. Jesus querendo salvar toda a humanidade pediu mais uma vez a sua Santa Mãe Imaculada que viesse novamente ao mundo para orientar e convidar todos os homens à conversão por meio de seus apelos celestiais. A Santíssima Virgem escutou e obedeceu esta ordem de seu Filho Divino, por isso ela veio em Itapiranga aparecendo milhares de vezes e incansavelmente aos seus confidentes Maria do Carmo e Edson Glauber, mãe e filho, para ensinar aos seus filhos como devem viver e o que devem fazer: escutar seu Filho Jesus e fazer tudo o que ele nos disser (Jo 2,5).

Por meio de suas santas mensagens Nossa Senhora delineou um caminho de santidade a percorrer: o caminho da oração, do sacrifício e da penitência. Quando Nossa Senhora apareceu pela primeira vez à Maria do Carmo eram já quase seis da manhã em Manaus. Não queria ela nos mostrar que uma nova aurora de paz, de bênçãos e de graças estava começando a surgir e a iluminar o povo do Amazonas, tão sofrido e tão assolado nos problemas sociais e familiares, porque passam as grandes cidades e países modernos? Como toda cidade grande, Manaus estava passando por fortes turbulências, seja no tráfico de drogas, na proliferação da pobreza, que conseqüentemente, levava à exploração e aos maus tratos, os que são os mais fracos e pobres. Muito dolorosa é a situação porque passava e passa ainda nos dias de hoje muitos jovens, terrivelmente assassinados de forma brutal por causa do tráfico de drogas. A Virgem Maria veio do céu combater com o auxílio de todos os seus filhos que rezam, que vivem, que escutam e acolhem os seus apelos, as investidas e os ataques do demônio, que usam aqueles, que se deixaram dominar pelo espírito do mal, destruindo assim, com a humildade e com a oração dos simples, a soberba e o poder dos fortes. Como também, Maria deseja conduzir os seus filhos e filhas a um continuo e profundo desejo de Deus pelo caminho da renúncia, da abnegação e da santidade.

 “No céu, Maria impera sobre os anjos e os bem-aventurados. Como recompensa pela sua profunda humildade (Lc1,48), deu-lhe Deus o poder e o encargo de encher de santos os tronos deixados vazios pela orgulhosa queda dos anjos apóstatas. É vontade do Altíssimo, que exalta os humildes (Lc 1,52), que o Céu, a Terra e os infernos obedeçam, livre ou forçadamente, às ordens de Maria. Deus a fez soberana do Céu e da Terra...Maria é a Rainha do Céu e da Terra por graça, como Jesus o é por natureza e conquista. Ora, assim como o Reino de Jesus Cristo consiste principalmente no coração ou interior do homem (Lc 17,21), assim também o Reino da Santíssima Virgem está principalmente no interior do homem, isto é, na sua alma. É sobretudo nas almas que Ela é mais glorificada com seu Filho, e podemos assim chamá-la, com os santos, Rainha dos Corações. Ao poder de Deus tudo está submisso, mesmo a Virgem, e eis que ao poder da Virgem está tudo submisso, até o próprio Deus.”( ALMAY, Maria Dias, Maria Rainha Vitoriosa do Mundo, Edições Rainha Vitoriosa do Mundo,2007,p.5)

A mensagem de Itapiranga é um contínuo e profundo chamado a fazer reparação à Majestade Divina, tão ultrajada por causa dos pecados do mundo. Este chamado nos recorda muito o seu apelo na Cova da Iria a Fátima quando disse aos pequenos pastores Lúcia, Francisco e Jacinta, em sua última aparição no dia 13 de outubro de 1917: ”É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados. Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido”. A oração é o primeiro passo para oferecermos a Deus a nossa reparação. Ela não pode estar separada do sacrifício e da penitência. Elas se completam num só ato de reparação a Deus. Vale ressaltar que toda a reparação oferecida a Deus com amor tem um valor infinito aos seus olhos santos e aos olhos maternos de sua Santa Mãe.

As mensagens transmitidas a Edson e a Maria do Carmo em Itapiranga pedem com insistência uma espiritualidade de reparação, mostrando-nos que nos nossos dias Jesus deseja continuar a salvar e a santificar a humanidade. Esta mensagem da reparação está fundamentada na Doutrina da Comunhão dos Santos, levando-nos a completar o que faltou à Paixão de Jesus, como nos diz São Paulo em suas cartas. O caminho indicado pela Virgem é o da plena união com Deus através do jejum e da oração. O jejum nos ajuda a dominar nossas paixões e más inclinações, colocando-nos unidos aos sofrimentos de Cristo. A oração é a demonstração concreta da nossa união com Deus e do crescimento na vida da fé. Na mensagem do dia 15.10.95 disse a Virgem a Edson: “O amor deve brotar do fundo dos seus corações. Amem-se uns aos outros, como meu Filho Jesus os ama. Recitem o Santo Rosário com amor, com o coração... O amor deve reinar em seus corações! Escreva a eles: que creiam como se me vissem. Não se deixem levar pelas perturbações. A paz deve reinar em seus corações: a paz que vem de Deus! Consagrem-se todos os dias aos nossos Sagrados Corações, meu e de meu Filho Jesus, e entreguem a nós as suas preocupações, trabalhos, penas e sofrimentos, pela conversão das almas dos pobres pecadores. Armem-se com o Rosário e a Palavra de Deus. Mais urna vez repito-lhes: o amor deve reinar em seus corações! Com amor poderão fazer grandes coisas e grandes maravilhas em suas vidas. Meus filhos, vivam de amor!... Estejam sempre com os corações abertos para o Meu Filho Jesus. Jesus está muito triste pela falta de amor nos homens. Por isso, amem, amem, amem. Que o amor seja a sua grande meta. Quanto mais amarem, mais puros se tornarão a cada momento e a cada dia.” E complementa dizendo que viver os seus apelos e escutá-los nos permite receber e presenciar desde já o reino de Deus neste mundo: “Vivam minhas mensagens. Ouçam os meus apelos e verão o quanto serão felizes ainda aqui na Terra, para depois mais tarde serem felizes na glória do Céu.”

Em Itapiranga, Nossa Senhora mostrou de um modo simples aquilo que muitas vezes não compreendíamos, ensinando que para pertencer a Jesus, seu Filho Amado e conquistar o Reino do Céu depende muito da nossa própria adesão e aceitação da sua mensagem Evangélica: a mensagem do amor e da paz, vivendo os Mandamentos Divinos, seguindo pelo caminho mais fácil que chega a Deus, o caminho da oração, principalmente a oração que toca profundamente o seu Coração Divino e que abre as portas onde estão contidas as graças mais santas: a oração do coração, a oração verdadeira, onde adoramos a Deus em Espírito e Verdade (Jo 4, 23-24). Jesus falando no dia 05.12.96 a Edson disse: “Desejo conceder-lhes todas as graças, graças grandes, mesmo aquelas graças que para vocês são consideradas impossíveis. Peçam com fé, com amor e com o coração porque eu estou aqui no meio de vocês. Eu e a minha Mãe Santíssima os abençoamos”. E falando a Maria do Carmo no mesmo dia disse: “Os meus desejos são de união, de paz e amor. Esta é a mensagem de hoje. Obrigado por nos atender.”

As aparições de Nossa Senhora no Amazonas são uma dádiva do Céu. Em tudo Nossa Senhora ensinou aos seus confidentes como serem agradecidos a Deus por tão grande graça concedida a eles e ao povo, por meio de suas aparições e mensagens, mostrando-lhes que tudo o que ela fala vem diretamente e sempre da vontade divina ao qual ela está submetida: “Agradeçam ao Senhor por me ter permitido ficar por mais algum tempo para lhes transmitir as suas santas mensagens. Sim, meus filhos, digo-lhes suas santas mensagens porque tudo o que eu lhes falo vem da vontade de meu Filho Jesus. Eu sou a Virgem Pura. Amem meus filhos a Jesus. Ele é tudo para vocês. Digo-lhes meus filhos queridos que toda a minha vida pertence ao meu Senhor porque eu disse um sim sem reservas, sem questionamentos. Vocês devem dizer um sim com confiança ao Senhor para que ele possa transformar os seus corações em verdadeira luz para este mundo que se encontra nas trevas. Levem a paz de Jesus a toda humanidade. Vocês são os meus apóstolos: apóstolos queridos da Mãe Celeste .” (08.12.96)

Outro fato que chama a atenção de muitos é a duração e o longo tempo destas aparições. Muitos questionavam Edson e Maria do Carmo sobre o porquê de tantas aparições assim tão longas. Outros por incredulidade as viam como esquizofrenia e doença mental dos mesmos, chamando-os de loucos ou até ridicularizando-os e ofendendo-os, mas eles dois não se intimidavam e não se importavam com o que lhes acontecia e nem pelas duras críticas que recebiam. Não seria este o motivo de Nossa Senhora ter-lhes perguntado na aparição do dia 20.09.94: “Vocês querem hoje dizer-me o seu sim, como resposta de sua colaboração a tudo o que eu pretendo realizar aqui nesta cidade?”.

Edson e Maria do Carmo responderam-lhe: -Sim! Este sim permaneceu sempre presente em suas vidas, um sim sem recuos diante dos sofrimentos, diante das provas, das perseguições sejam elas morais, físicas ou espirituais. A causa de tudo isto, Nossa Senhora ia tocando nos corações mais endurecidos e fechados, convertendo-os para Deus. A paciência, humildade e obediência dos confidentes durante estes períodos difíceis foram para muitos um sinal de que algo extraordinário lhes acontecia, algo que estava além de suas forças naturais, que vinha do alto e que os fortalecia fazendo-os jamais perderem a paz, a tranqüilidade, a coragem e a fé. Outra vez, quando muitos questionavam e ridicularizava-os, dizendo que jamais Jesus e Nossa Senhora iriam aparecer para pessoas pecadoras como eles, os confidentes receberam da Mãe de Deus no dia 13.01.96 a seguinte mensagem para transmitir ao povo: “As pessoas erram quando pensam que eu e meu Filho Jesus só aparecemos para os santos, para os que não têm pecado. Todos vocês são pecadores, pois vocês foram concebidos no pecado. Só eu e meu Filho Jesus nascemos sem pecado. Lembre-se de São Paulo. Paulo perseguia os cristãos atacando a Igreja de meu filho Jesus, até o dia em que meu filho Jesus lhe apareceu e o converteu totalmente. Foi ai que ele começou a viver uma vida de santidade. Ele ainda não era um santo, mas estava lutando por esse objetivo até o fim de sua vida terrena. Muitas pregações suas converteram muitos filhos meus para o meu filho Jesus. Ele é um dos grandes santos e um grande e querido filho meu. Assim serão todos vocês se começarem a viver as minhas mensagens e a colocar em prática o Evangelho de meu filho Jesus, amando e respeitando a sua Santa Igreja, que é a Igreja Católica e não tem outra. ”

Comentários

  1. já a alguns anos partipamos da peregrinação de nossa senhora de Itapiranga,e a cada dia,mes e anos a que passa nos fortalecemos ainda mais na nossa fé com Maria,pois foi atraves dela e a ida a Itapiranga que aprendemos a amar mais a Deus e a igreja de todas as formas,mesmo nas provações em que a igreja está passando,a minha familia em sí está forte e feliz por ter conhecido Itapiranga. Que bom ter Maria como mãe para nos guiar pelos caminhos do cèu,obrigada Jesus por ter nos dado tua mãe para a humanidade. Salve Maria ,salve Itapiranga .Familia LIRA,BOUTH,GONÇALVES,NASCIMENTO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PECADO SENSUAL CONTRA A NATUREZA.

No Apocalipse está presente tal condenação. A primeira condenação, implícita e muito forte, já a encontramos no relato da criação do Homem. Como coroamento da Sua obra, Deus fez o Homem  "à Sua imagem"... E fê-lo  "varão e mulher". Prossegue a Escritura:  "Deus abençoou-os e disse-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra e submetei-a' "  (Gn 1, 27-28). Esta passagem encerra um dos fins da diferenciação sexual:  a procriação . Será esta a única razão pela qual Deus criou dois sexos na espécie humana? Não é; pois o homem e a mulher são diferentes também para que se possam completar mutuamente. O isolamento do homem é descrito, pelo Génesis, como um mal: "Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar, que lhe corresponda"  (Gn 2, 18). Ao ver a mulher, tirada do seu lado, o homem exclama, exultante: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!"  (Gn 2, 23). Ao contrário dos irracionais, q

NOVENA À SANTA JOANA D'ARC

Rezemos pedindo a intercessão de Santa Joana D'Arc pela santificação e conversão dos jovens mais rebeldes, perdidos e ingratos, que se encontram distantes dos três Sagrados Corações unidos de Jesus, Maria e José. I ORAÇÃO: Ó Santa Joana d’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria. Santa Joana d’Arc ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana d’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira. Amém! 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória II ORAÇÃO: Ó mais pura Virgem e Gloriosa má

Os primeiros cristãos celebraram a missa assim: o altar da cripta das catacumbas de Sant'Antioco (Sardenha)

Tiramos esta foto de uma página do Facebook (link abaixo), onde há vários insights históricos / litúrgicos interessantes sobre a celebração "  ad orientem  "  ,  fruto do admirável conhecimento histórico / litúrgico de Filiberto Maiori que agradecemos.  Fazendo-nos infelizmente perceber que "  aqueles que lidam com liturgia e com a ciência litúrgica histórica geralmente partem de posições  " progressistas  "e, conseqüentemente,"  lêem história através dos filtros da ideologia  ", esperamos que pelo menos as comunidades ligadas à liturgia" clássica "possam criar o mais cedo possível, uma espécie de instituto litúrgico tradicional, onde "  a ciência litúrgica é ensinada sem preconceitos ideológicos  ".   CA Sardenha, Sant'Antioco *: Altar na cripta das catacumbas     Como pode ser visto na foto, o túmulo do santo tornou-se o altar.  O layout em orientem e o altar de pedra  eles são a reminiscência direta de q