Pular para o conteúdo principal

"Não brinquem com a salvação de suas almas!" (Nossa Senhora a Edson Glauber, em 18.01.2020.




Aprofundamento Temático

Nossa Senhora apareceu em Fátima para lembrar acima de tudo a necessidade de salvação da alma. Portanto, ela insistia em recomendar aos três pastorinhos que orassem e fizessem sacrifícios pela conversão dos pecadores: "Muitas almas vão para o inferno porque não há ninguém para orar e se sacrificar por elas".
Antes de mais nada, Nossa Senhora tem nossas almas no coração para serem salvas. É verdade que ela também cuida maternalmente de nossas necessidades temporais; mas a graça que Ela deseja nos conceder mais do que todas as outras é certamente a graça da salvação da alma.
Esta é sem dúvida a graça das graças, a graça que vale a eternidade do Paraíso. O apóstolo São Pedro escreveu aos cristãos: "Atingir a meta da sua fé, isto é, a salvação das suas almas" (1 Pd 1,9). Mas o que contamos com a salvação de nossa alma? Isso é realmente importante para nós? Estamos seriamente preocupados, como é triste, infelizmente, ter que responder que muitas vezes fazemos como aqueles filhos doentes, que em vez de pensar em tomar o devido cuidado para recuperar a saúde, são intolerantes à cura e pensam apenas em se divertir e se divertir.
"O que adianta ao homem ganhar ao mundo inteiro...". É possível que não entendamos como é de importância primordial trabalhar primeiro na salvação da alma? Ganhos, estudo, trabalho, entretenimento, comércio, família, carreira são completamente secundários à salvação da alma. "De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a alma?" (Mt 16:26). E novamente, em parábola: «As terras de um homem rico haviam produzido abundantes colheitas.
E ele, para si mesmo, estava pensando: como não terei lugar para acumular as muitas colheitas? Aqui, ele disse, eu farei isso: demolirei meus celeiros, construirei outros maiores, acumularei todas as minhas colheitas e todos os meus bens; então direi à minha alma: Ó alma, você tem uma grande reserva de bens por muitos anos; descanse, coma, beba e divirta-se! Mas Deus disse-lhe: Tolo! Esta noite pedirão a sua vida; e o que você preparou para quem será? Isso também acontecerá com aqueles que acumulam tesouros para si mesmos, mas não querem ter o que é válido para Deus "(Lc 12,16-21).
Jesus poderia falar mais claramente em seu evangelho? Por que esquecemos ou não nos importamos como deveria ser?
A coisa mais necessária
Aqueles que cuidam da salvação da alma se assemelham a Maria de Betânia, que está aos pés de Jesus, atenta às suas palavras de vida eterna. Marta, por outro lado, que "se apressa atrás de muitas coisas", é uma imagem daqueles que se preocupam com as coisas terrenas e secundárias, e nunca têm tempo para cuidar da alma. No entanto, a salvação da alma sempre permanece "a única coisa necessária" (Lc 10:42).
Quão tolo em nossas vidas se negligenciarmos essa coisa necessária entre os perigos do mundo! Há uma carta escrita por São Gabriel da Virgem Dolorosa a um de seus colegas de escola, na qual, entre outras coisas, está escrita: «Você está certo ao dizer que o mundo está cheio de perigos e obstáculos, e que é muito difícil salvar nossa única alma; para isso, no entanto, você não deve perder a coragem ...
Você ama a salvação? Fuja dos maus companheiros, dos teatros em que você costuma entrar na graça de Deus e sair depois de perdê-la ou colocá-la em grande perigo.

Você ama a salvação? Fuja das conversas gratuitas demais, dos livros ruins que podem fazer um mal indizível a todos ... ». Vamos ouvir os santos! Usemos os meios de salvaguarda para não arruinar nossa alma. Não há nada que valha a pena a salvação de nossa alma. "O que o homem pode dar em troca de sua alma? (Mt 16,26). "Quem presume que não precisa de salvação - diz o Catecismo da Igreja Católica - é cego por conta própria" (n. 588).
Um dia, enquanto São Pio de Pietrelcina passava lentamente entre uma multidão de homens, um jovem gritou de longe: "Padre, diga-me uma palavra decisiva, o que devo fazer?". Padre Pio olhou para ele com um olhar profundo e imediatamente respondeu: "Salve sua alma!". Aqui está o essencial. Tudo o resto passa. A salvação da alma dura para sempre. E Nossa Senhora quer garantir-nos a salvação com nossa colaboração no uso dos meios de salvação: oração, sacramentos, penitência, boas obras e, especialmente, devoção mariana.
(Padre Stefano Manelli, fundador dos Franciscanos da Imaculada Conceição)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVENA À SANTA JOANA D'ARC

Rezemos pedindo a intercessão de Santa Joana D'Arc pela santificação e conversão dos jovens mais rebeldes, perdidos e ingratos, que se encontram distantes dos três Sagrados Corações unidos de Jesus, Maria e José. I ORAÇÃO: Ó Santa Joana d’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria. Santa Joana d’Arc ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana d’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira. Amém! 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória II ORAÇÃO: Ó mais pura Virgem e Gloriosa má...

PECADO SENSUAL CONTRA A NATUREZA.

No Apocalipse está presente tal condenação. A primeira condenação, implícita e muito forte, já a encontramos no relato da criação do Homem. Como coroamento da Sua obra, Deus fez o Homem  "à Sua imagem"... E fê-lo  "varão e mulher". Prossegue a Escritura:  "Deus abençoou-os e disse-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra e submetei-a' "  (Gn 1, 27-28). Esta passagem encerra um dos fins da diferenciação sexual:  a procriação . Será esta a única razão pela qual Deus criou dois sexos na espécie humana? Não é; pois o homem e a mulher são diferentes também para que se possam completar mutuamente. O isolamento do homem é descrito, pelo Génesis, como um mal: "Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar, que lhe corresponda"  (Gn 2, 18). Ao ver a mulher, tirada do seu lado, o homem exclama, exultante: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!"  (Gn 2, 23). Ao contrário dos irracionais, q...

Consequências espirituais das tatuagens.

(  Levítico 19:28  ).  " Você não fará incisões em sua carne pelos mortos; nem você fará tatuagens. Eu sou o Senhor."    Quando Deus dá seus mandamentos, ele o faz com o objetivo de não nos deixar ser contaminados por poderes ocultos.  Esta referência às tatuagens é colocada no contexto da participação ocultista que existia no Egito e na terra de Canaã. Deus é muito energético quando nos diz para não nos envolver ou nos contaminar, de modo que evitemos cometer quaisquer dessas abominações. Em outras palavras, não devemos nos abrir para práticas ocultas de qualquer tipo, senão damos a possibilidade de poderes demoníacos para entrar em nossas vidas. Então, a razão pela qual Deus estabeleceu essa regra é porque ele conhece a conexão entre as tatuagens e o oculto.  O único ponto onde há referências a este tipo de prática, particularmente a incisão na carne, é encontrado no Primeiro Livro dos Reis, no capítulo 18. Lembramos a história de Elia...