Pular para o conteúdo principal

Ratzinger luta contra ambientalistas: "São Francisco não era um ecologista"





Por INFOVATICANA 31 de outubro de 2019.

Na última antologia de suas homilias, que acaba de ser publicada, destaca uma passagem dedicada a São Francisco, que para Bento XVI não era um ecologista.

ilGiornale ) - Joseph Ratzinger indica novamente o caminho para a "minoria criativa" da contemporaneidade, que ele diz ser católica.
Nestes dias, surgiu uma antologia de homilias pronunciada pelo pontífice emérito, publicada pela editora Cantagalli.
O título: I Sacramenti, de acordo com Dio nel mondo . Essas são reflexões litúrgicas que o Papa Emérito pronunciou durante seu pontificado, ou ainda enquanto cardeal. Do batismo à confirmação, através do casamento, da ordenação sacerdotal e de qualquer outro sacramento fornecido e presente na doutrina, Joseph Ratzinger interpreta a realidade e o valor desses "sinais de Deus", compondo, de acordo com o editor dos textos, Elio Guerriero, um "guia para a vida cristã".
Já havíamos conversado sobre a parte inicial desta composição, que é dedicada ao papel fundamental que os muros desempenham: «A Igreja tem muros. A parede indica, por um lado, o interior e tem a função de proteger, de acolher e guiar-nos um para o outro ». Sem muros, observa o pontífice emérito, não há portas. E Bento XVI abençoa um e outro . Mas dentro deste trabalho há passagens mais altamente atuais.
Em uma época tão cheia de retórica ambientalista e uma combinação de ecologia cristã com o que começa a ser conhecido como "gretathunberghism", Joseph Ratzinger reinterpreta a vida existencial de São Francisco: "Ele sabia que não havia nada maior, nenhum serviço maior, maior sucesso, maior realização para a humanidade do que aprender a amar com plenitude e grandeza ». Ainda estamos no grupo de características que Ratzinger identifica para definir o santo de Assis como o "mais semelhante a Cristo". Mas as contingências da modernidade oferecem talvez uma possibilidade adicional de aprofundamento.
De fato, sabemos que São Francisco e o Franciscanismo são frequentemente instrumentalizados para que os ambientalistas possam passar como um absoluto ideológico. Bem, Bento XVI corta de maneira clara e firme essas tentativas e frases: "Sua canção do irmão do sol, o louvor do reflexo da criação do Criador ressoam através dos séculos". E então ele especifica, e é o que é mais interessante para as frases dialéticas atuais: «O homem que cantou não era um trovador sonhador nem um ambientalista, como nos é apresentado às vezes, mas um homem que foi submetido a muito sofrimento, que Ele queria manter, por amor de Cristo, aproximar-se, como Ele, da profundidade do ser humano e do coração de Deus ».
Publicado por Francesco Boezi em il Giornale .
Traduzido por Verbum Caro para InfoVaticana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVENA À SANTA JOANA D'ARC

Rezemos pedindo a intercessão de Santa Joana D'Arc pela santificação e conversão dos jovens mais rebeldes, perdidos e ingratos, que se encontram distantes dos três Sagrados Corações unidos de Jesus, Maria e José. I ORAÇÃO: Ó Santa Joana d’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria. Santa Joana d’Arc ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana d’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira. Amém! 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória II ORAÇÃO: Ó mais pura Virgem e Gloriosa má...

PEREGRINAÇÃO: CANTOS NOVEMBRO

Rainha do Rosário e da Paz 1.        Rezai filhos meus, rezai para vos salvar. Rezai, rezai, rezai, rezai, rezai muito mais. O meu Filho Jesus está com vocês e eu também. Por isso rezai muito mais, rezai para vos salvar!(2x) Eu venho do céu para vos orientar e para vos ajudar em tudo o que precisar. Tentem me ajudar pedindo pela paz: eu sou a vossa Mãe, Rainha da Paz! Há muito tempo eu venho pedindo pela paz. Agora cantem comigo: paz, paz, paz, paz! Há muito tempo eu venho rezando pela paz: agora rezem comigo paz, paz, paz! Os Anjos do Céu rezam juntos pela paz. Todos juntos pedindo: paz, paz, paz!Eu trago em meus braços o vosso Rei da Paz. Jesus é o vosso Deus da paz, paz, paz! 2.        Nossa Senhora minha Mãe: Rainha da Paz!(2x) Nossa Senhora minha Mãe, minha Mãe sois vós! Salve Rainha da Paz, salve Mãe do Amor!(2X) Ave, ave, ave Maria! Ave, ave, ave Maria! 3.     ...

PECADO SENSUAL CONTRA A NATUREZA.

No Apocalipse está presente tal condenação. A primeira condenação, implícita e muito forte, já a encontramos no relato da criação do Homem. Como coroamento da Sua obra, Deus fez o Homem  "à Sua imagem"... E fê-lo  "varão e mulher". Prossegue a Escritura:  "Deus abençoou-os e disse-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra e submetei-a' "  (Gn 1, 27-28). Esta passagem encerra um dos fins da diferenciação sexual:  a procriação . Será esta a única razão pela qual Deus criou dois sexos na espécie humana? Não é; pois o homem e a mulher são diferentes também para que se possam completar mutuamente. O isolamento do homem é descrito, pelo Génesis, como um mal: "Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar, que lhe corresponda"  (Gn 2, 18). Ao ver a mulher, tirada do seu lado, o homem exclama, exultante: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!"  (Gn 2, 23). Ao contrário dos irracionais, q...